Provérbios 1,20-27
20.A Sabedoria, lá fora, está clamando, levanta sua voz nas praças,.grita nas entradas das ruas freqüentadas e profere seu discurso nas portas da cidade:22.“Até quando, ingênuos, amareis a ingenuidade? Até quando os escarnecedores desejarão o escárnio para si e os imprudentes desprezarão o conhecimento?23.Levai em conta a minha advertência e derramarei para vós o meu espírito e vos apresentarei minhas palavras.24.Pois eu chamei, e recusastes, fiz sinal com a mão e não houve quem olhasse.25.Desprezastes todos os meus conselhos e não aceitastes minhas repreensões.26.Por isso, também eu rirei da vossa desgraça e zombarei, quando chegar o pânico;27.quando vos sobrevier o terror qual tempestade, quando vossa desgraça chegar como um redemoinho, quando caírem sobre vós a tribulação e a angústia!
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O
termo sacramento vem do latim sacramentum, que era a versão mais usada da
palavra grega mysterion. Ora, que mistério é esse? Os sacramentos revivem entre
nós a realidade do mistério pascal. São os sinais concretos da presença do
Reino de Deus.
Cristo é o sacramento do Pai. Ele nos faz conhecer o Reino do Pai. E a Igreja é
o sacramento de Jesus Cristo, pois nasce para continuar a obra do Filho: fazer
com que nossa sociedade seja construída sob os alicerces do amor e da justiça.
Daí nascem os sete sacramentos, gestos concretos dessa edificação.
O número sete tem uma simbologia muito forte. Representa totalidade. Os
sacramentos têm, pois, uma ação infinita. Expressam a totalidade do mistério
pascal. É na passagem da morte para a vida que o Reino se faz história. E o
mistério da Páscoa nos leva a fazer junto com Cristo, na ação do Espírito e sob
a vontade do Pai, a mesma caminhada desse Jesus, como Povo de Deus.
Essa caminhada salvífica começa com os sacramentos de iniciação.
-Batismo
- Confirmação
- Eucaristia
- Ordem
- Matrimônio
- Reconciliação
- Unção dos enfermos
Batismo: Vida nova em Jesus
Leituras: Mc 1,3-11 e Jo 4,1-15
O Batismo é o primeiro dos sacramentos. Nos convida a viver de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo. Batizar significa mergulhar, entrar. O mergulho na água simboliza o sepultamento na morte de Cristo, da qual ressuscita com ele, como “nova criatura” (2 Cor 5,17; Gl 6,15). O batismo é o ponto de partida da vida cristã. O cristão recebe a plenitude da vida em Cristo quando vive a fé e se engaja numa comunidade cristã, participando da sua vida e missão. O batismo é um novo nascimento. Pelo batismo somos filhos de Deus, vivemos da vida divina e somos co-herdeiros de seu Reino.
É o sacramento que introduz a pessoa na comunidade, fazendo parte da Igreja. Por este sacramento formamos o Povo de Deus, um só corpo, cuja cabeça é Cristo. O batizado faz parte da família de Deus. Já não tem compromisso com aqueles que rejeitam a vontade do Pai (Lc 9,59-60). Seu compromisso é com aqueles que assumiram a causa do Reino (Mt 12,49s). A pessoa renasce da água e do Espírito Santo pra viver a vida nova em Cristo. E quem é batizado é liberto do pecado, para viver a liberdade dos filhos de Deus. Antes de Jesus Cristo, João já chamava para um batismo de “água”. Significava uma atitude de conversão daquele que o recebia. Era apenas um ato simbólico.
João Batista anunciou, ele mesmo, que Jesus batizaria “na água e no Espírito” (Mt 3,11-12). O batismo em Jesus significa a transformação total e irrevogável, o mergulho na vida cristã, consagrada a evangelizar o mundo. No Evangelho aparece o diálogo de Jesus com Nicodemos. Jesus disse: “quem não nasce da água e do Espírito não pode entrar no Reino dos céus” (Jô 3,1-6).
Nascer do Espírito significa tornar-se cristão, receber a fé em Jesus Cristo. A fé que recebemos no Batismo não é uma fé perfeita e madura, mas uma semente que deve ser cultivada a partir de uma conversão pessoal. Vida no Espírito não é se desligar do próprio corpo. Ao contrário, significa viver radicalmente a defesa da vida. O corpo é o sinal, o sacramento da vida que o Espírito defende através de nós.
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