domingo, 11 de março de 2012

28º Encontro - Eucaristia: Pão para quem tem fome

I Coríntios 11,17-22


 17.Já que estou dando recomendações, não vos posso louvar por vossas reuniões, pois elas têm sido, não para o vosso maior bem, mas antes para o vosso dano.18.Primeiro, ouço dizer que, quando vos reunis como Igreja, têm surgido dissensões entre vós. E, em parte, acredito.19.É necessário que haja até divisões entre vós, para que se tornem conhecidos os que, dentre vós, são comprovados!20.De fato, quando vos reunis, não é para comer a ceia do Senhor,21.pois cada um se apressa a comer a sua própria ceia e, enquanto um passa fome, outro se embriaga.22.Não tendes casas para comer e beber? Ou desprezais a Igreja de Deus e quereis envergonhar aqueles que nada têm? Que vos direi? Acaso vos louvarei? Não, neste ponto não posso louvar-vos.

Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/02/53/11.php#ixzz1oox7vM37



Eucaristia quer dizer ação de graças, ou seja, agradecimento. Jesus entregou sua vida até a morte de cruz. Esse é o maior louvor, o melhor agradecimento que Deus Pai poderia ter recebido. Mas, agradecer pelo quê?
Na época do Antigo Testamento, o povo agradecia a Deus pela sua libertação do Egito, após 400 anos de Escravidão. De acordo com o costume da época, ofereciam frutos e animais como ação de graças ao Deus libertador.
A festa da Páscoa era a celebração anual, nas famílias, da libertação do Egito. Estas celebrações aconteciam nas refeições.
Jesus, aceitando livremente sua morte, oferece mais que todos os frutos e animais do mundo. Oferece sua própria vida! É o presente mais perfeito que se pode oferecer.
Ele, porém, sabia da necessidade que temos de refrescar sempre a memória. Sabia, também, que sua morte era a continuação da Páscoa do Egito, a libertação definitiva.
Por isso, foi na ceia da Páscoa que instituiu a Eucaristia. Antes de sua morte, chamou os discípulos para a refeição comemorativa. Foi uma refeição simples, mas solene.
Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e deu a seus discípulos, dizendo: "Tomai e comei. Isto é meu Corpo". Depois, tomou o cálice e, dando graças, deu a eles, e todos dele beberam.
E Jesus disse a eles: "Isto é o meu sangue, o Sangue da Nova Aliança, que é derramado em favor de muitos". "... todas as vezes que vocês beberem, façam isso em memória de mim"

Lucas 22,7-23


 7.Chegou o dia dos Pães sem fermento, quando se devia sacrificar o cordeiro pascal.8.Jesus mandou Pedro e João, dizendo: “Ide fazer os preparativos para comermos a ceia pascal”.9.Eles perguntaram: “Onde queres que a preparemos?”10.Jesus respondeu: “Quando entrardes na cidade, virá ao vosso encontro um homem carregando uma bilha de água. Segui-o até a casa onde ele entrar11.e dizei ao dono da casa: “O Mestre manda perguntar: ‘Onde está a sala em que poderei comer a ceia pascal com os meus discípulos? ’12.Ele então vos mostrará uma grande sala arrumada, no andar de cima. Preparai ali”.13.Eles foram, encontraram tudo como Jesus tinha dito e prepararam a ceia pascal.14.Quando chegou a hora, Jesus pôs-se à mesa com os apóstolos15.e disse: “Ardentemente desejei comer convosco esta ceia pascal, antes de padecer.16.Pois eu vos digo que não mais a comerei, até que ela se realize no Reino de Deus”.17.Então pegou o cálice, deu graças e disse: “Recebei este cálice e fazei passar entre vós; 18.pois eu vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus”. 19.A seguir, tomou o pão, deu graças, partiu-o e lhes deu, dizendo: “Isto é o meu corpo, que é dado por vós. Fazei isto em memória de mim”. 20.Depois da ceia, fez o mesmo com o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, que é derramado por vós”.

21.Todavia, a mão de quem vai me entregar está perto de mim, nesta mesa.22.Sim, o Filho do Homem se vai, como está determinado. Mas ai daquele por quem ele é entregue”.23.Então começaram a perguntar uns aos outros qual deles haveria de fazer tal coisa.

Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/02/49/22.php#ixzz1op0X2O00




A última ceia foi isto:

Ceia de irmãos
Ceia de ação de graças
Ceia do Cordeiro Pascal
Ceia dos pães ázimos
Ceia de Despedida


A SANTA MISSA É A CEIA DO SENHOR JESUS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário